Sobre a Iogurteira


O meu iogurte fica líquido. Porquê?
Isso pode dever-se a vários factores:

Porque é necessário esterilizar?
O leite aquecido durante várias horas acaba por se deteriorar se estiver contaminado com bactérias. Além disso, os lactobacilos são bastante sensíveis, pelo que qualquer contaminação pode alterar a sua reprodução. Esterilize o leite, o copo e a colher imediatamente antes de usar.
Alternativamente, pode usar na sua iogurteira pacotes de leite de base quadrangular. O leite deverá vir esterilizado, pelo que nesse caso é só abrir o pacote, colocar o fermento e agitar.


O meu iogurte ficou com grumos. Porquê?
O fermento não deve ter ficado bem misturado no leite. Misture bem o fermento, com a colher fornecida


É possível fazer iogurte com sabores?
Sim. O manual de instruções explica como proceder.
Alguns sabores é preferível adicionar no final da preparação do iogurte, para não interferir com a reprodução de lactobacilos. As frutas podem ser adicionadas durante a incubação, mas estas devem ser previamente esterilizadas através de um rápido cozimento de 3 a 5 minutos. Deixa-se arrefecer até cerca de 45°C e depois segue-se normalmente a preparação do iogurte.


O que posso fazer se quiser que o iogurte fique mais consistente?
Pode adicionar alga agar-agar (cerca de 1 colher de chá) ou farinha maisena (1 colher de sopa), por exemplo, para obter um produto mais consistente. Dissolva num pouco de leite quente e misture o preparado no copo aquando da confecção do iogurte. Pode também juntar uma colher e meia de açúcar (colher de sopa), pois ajuda na reprodução dos lactobacilos. Também pode ser usada frutose, entre outros adoçantes.


Posso colocar o iogurte em frascos?
Sim, pode guardar o iogurte em qualquer recipiente, desde que o esterilize primeiro.
Igualmente, se usar uma colher para passar os iogurtes de recipiente, esta deve ser esterilizada.


O que é melhor usar para desenvolver a cultura do iogurte: fermento ou iogurte natural?
O fermento é, sem dúvida, mais económico, e normalmente permite uma concentração superior de lactobacilos no produto final. Se usar fermento para preparar o iogurte, pode guardar 3-4 colheres de sopa do iogurte preparado (cerca de 20ml-30) para usar como fermento para a vez seguinte. Pode repetir esta operação 10 a 20 vezes, ou até que o iogurte comece a ficar demasiado líquido. Se usar iogurte natural para iniciar a cultura de iogurte só poderá repetir esta operação 1-2 vezes. Quando o iogurte fica demasiado líquido, significa que a concentração de lactobacilos já é demasiado baixa e o iogurte perdeu as suas vantagens nutricionais.


printer   E-mail

https://www.midzu.com.br/index.php?&page_id=23